A Sedum Morganianum, conhecida popularmente como suculenta dedo de moça, é originária do México. É muito procurada pelos amantes de suculentas devido ao formato que suas folhas crescem, lembrando muito um pequeno dedo.
Para ser cultivada, depende de apenas alguns cuidados básicos, podendo ter seu cultivo em ambientes internos que possam receber uma certa luminosidade durante o dia.
Imagem: mesasdemamae
Características da suculenta dedo de moça
Segundo a paisagista Nô Figueiredo, a suculenta dedo moça (Sedum Morganianum), é caracteriza por suas folhas numerosas, que ficam dispostas em 5 espirais ao longo dos seus ramos.
Aliás, eles podem crescer e chegar a ter cerca de 60 cm, ficando pendentes e com um aspecto “carnudo”, normalmente florescendo entre a primavera e o verão.
Como cultivar a suculenta dedo de moça?
Como mencionado mais acima, a suculenta dedo de moça depende apenas de alguns cuidados para se desenvolver corretamente, podendo ser uma ótima opção de suculenta para ter dentro de apartamentos que sejam iluminados.
1- Exposição a luz
Um ponto muito importante para que sua suculenta dedo de moça possa se desenvolver, está na devida exposição da suculenta a luz do sol.
O ideal, é que ela seja cultivada em um ambiente de meia-sombra, que receba a luz mais fraca do sol, seja pelo início da manhã ou no final do dia.
2- Substrato ideal
Opte pela utilização de um substrato rico em nutrientes e que possua uma ótima drenagem, para evitar que a água possa acabar se acumulando e faça a suculenta apodrecer. Se preferir, pode adubar o substrato com algum adubo que possua pouco nitrogênio.
3- Frequência das regas
Quanto as regas, o ideal é que a suculenta dedo de moça receba água somente quando o substrato já estiver ficando seco, cuidando para não exagerar na dose. Uma forma prática para verificar a umidade do substrato, é com a ponta dos dedos.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site petalaseflores e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.