A Protea Cynaroides, também conhecida como “Rei Protea”, é uma espécie nativa da região do Cabo, na África do Sul. Ela encanta por sua beleza exótica e resistência admirável, tornando-se um símbolo de sofisticação e exclusividade nos jardins contemporâneos.
Neste artigo, você irá conhecer as características, a origem e os principais cuidados, fornecidos por especialistas em paisagismo e jardinagem, para que sua protea reine nos jardins com muito vigor.
Imagem: todd.boland
Origem
A Protea cynaroides é nativa das regiões montanhosas da África do Sul, onde cresce em solos pobres e ambientes desafiadores. Esta flor majestosa faz parte da família das Proteáceas e é um símbolo icônico da biodiversidade e beleza selvagem dessa região.
Seu nome deriva de Proteus, o deus grego que podia assumir muitas formas, refletindo a diversidade de formas e cores encontradas nas flores de Protea.
Características da Protea Cynaroides
A Protea Cynaroides é conhecida por suas cabeças florais impressionantes, que podem chegar a até 30 centímetros de diâmetro e lembra a forma de um cálice.
Maria Costa, florista especialista em arranjos exóticos, afirma que “as inflorescências da Protea cynaroides são verdadeiras obras de arte da natureza, proporcionando um visual impactante em qualquer composição floral.”
Floração da Protea Cynaroides
A floração da Protea Cynaroides geralmente ocorre durante o inverno e a primavera, embora em algumas regiões possa florescer durante todo o ano.
Suas flores são duradouras e muito cobiçadas para uso decorativo em arranjos florais, quanto para valorizar o aspecto de paisagismo de um local.
Como cultivar a Protea cynaroides?
Teresa Chambel, jardinista do canal Jardins, cita alguns pontos importantes ao realizar o cultivo da protea cynaroides, tornado a espécie ideal para jardins sustentáveis e de baixa manutenção.
Substrato
Teresa recomenda, que seja utilizado um substrato bem drenado, podendo ser composto por terra vegetal e casca de pinus.
Caso o cultivo seja feito em vasos, poderá ser usado uma mistura pronta, própria para Proteas, complementando com argila expandida e casca de pinheiro.
Iluminação e Rega
As regas não precisam ser frequentes, já que a Protea cynaroides está adaptada a sobreviver em regiões com escassez de água. Regue-a moderadamente, assim como é feito com cactos de sol. Quanto a iluminação, ela deve ser mantida em locais de sol pleno.
Adubação
Para estimular a floração, a jardinista recomenda que seja aplicado um fertilizante específico para suculentas, mantendo o crescimento da planta saudável e florações exuberantes.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site petalaseflores e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.