As orquídeas são plantas fascinantes, que encantam pela sua variedade, beleza e delicadeza. Elas são capazes de florescer em diferentes épocas do ano, trazendo cor e perfume para o ambiente. Mas para que as orquídeas durem mais tempo bonitas e floridas, é preciso seguir alguns cuidados básicos, que garantem a sua saúde e o seu desenvolvimento.
Neste post, vamos mostrar quais são esses cuidados e como você pode aplicá-los no seu dia a dia. Você vai ver que com algumas dicas simples, você pode ter orquídeas lindas e saudáveis por muito mais tempo.
Quais são as orquídeas mais cultivadas em ambientes internos?
As orquídeas são plantas que se adaptam a diversos climas e condições, mas algumas espécies são mais indicadas para o cultivo em ambientes internos, devido à sua floração.
Phalaenopsis
A Phalaenopsis é uma das variedades de orquídeas mais populares e fáceis de cultivar, pois se adapta bem à iluminação e à temperatura dos ambientes internos. É muito conhecida pelo charme de suas flores, que são grandes, vistosas e com diferentes cores.
Geralmente elas florescem entre o inverno e a primavera, mas podem manter sua floração em qualquer época do ano, se receberem os cuidados necessários ao serem cultivadas dentro de casa ou em qualquer ambiente interno.
Cattleya
A orquídea Cattleya é uma das variedades mais nobres e elegantes que podem ser cultivadas em ambientes internos. Ela encanta com suas flores grandes e perfumadas, de cores intensas, que podem durar até um mês.
Sua floração ocorre principalmente na primavera e no verão, mas pode também pode manter sua floração em outras épocas, se receber os cuidados adequados. De um modo geral, ela precisa de bastante claridade, além de de um ambiente fresco e arejado.
Dendrobium
Quem nunca se apaixonou pelas pequenas e delicadas flores do orquidea Dendrobium? Considerada uma das orquídeas mais versáteis e resistentes para serem cultivadas em ambientes internos, ela floresce principalmente no outono e no inverno.
Popularmente, ela é conhecida como orquidea olho de boneca, e assim como outras variedades, ela também precisa receber bastante claridade, mas sem a exposição a luz direta do sol.
Oncidium
Florescendo principalmente na primavera e no verão, a orquidea oncidium é outra variedade que embeleza os ambientes com suas lindas flores, que são numerosas e se diversificam com suas cores.
Em algumas regiões, ela também é conhecida como “chuva de ouro”, devido ao aspecto de suas flores que se formam em cachos pendentes.
Dicas simples para orquídeas durarem mais tempo bonitas e floridas.
1- Iluminação: bastante claridade, sem o sol direto
As orquídeas precisam de bastante claridade, mas sem luz direta do sol, pois isso pode queimar as suas folhas e flores.
O ideal é colocar as orquídeas em um local que receba luz indireta, como uma janela, uma varanda ou uma sacada. Caso o ambiente receba muita luz direta do sol em um determinado horário do dia, deve ser instalada uma cortina ou alguma barreira para filtrar a luz e proteger a orquídea.
2- Ambiente fresco e arejado
Jamais cultive suas orquídea em um ambiente fechado, onde elas fiquem sufocadas sem receber luz e um pouco de vento durante o dia. As orquídeas precisam de um ambiente fresco e arejado, mas sem vento forte, pois isso pode ressecar as suas folhas e flores.
Você pode verificar se o ambiente está adequado observando a temperatura. Tente ficar no mesmo local onde sua orquídea será cultivada por pelo menos 2 horas. Se você conseguir ficar no local, sem se sentir com calor ou muito abafamento, é o ambiente ideal. caso contrário, a orquídea irá começar a murchar e acabará morrendo.
3- Rega e umidade adequada
As orquídeas precisam de rega e umidade adequada, devendo ser regadas periodicamente, borrifando suas folhas e deixando cair um pouco de água no substrato. Você pode verificar se a rega está adequada observando a umidade do substrato: o ideal é que ele esteja levemente úmido, mas não encharcado.
Aliás, um erro muito comum no cultivo das orquídea é achar que ela deva ser irrigada apenas quando o substrato se apresente totalmente seco, encharcando o substrato. Mas essa prática acaba sendo prejudicial para a orquídea, que prospera melhor quando recebe pouca quantidade de água mais vezes na semana.
4- Não deixe a água empoçar nas raízes
Devido as suas características e crescimento nos habitats naturais, as orquídeas não gostam de ficarem encharcadas pelo excesso de água. Quando expostas a um substrato muito encharcado, ela acabará apodrecendo.
5- Realizar manutenções após a floração
As orquídeas precisam de podas após a floração, pois isso estimula o seu crescimento e a sua próxima floração.
O ideal é realizar as podas logo após a floração, retirando hastes florais secas, aplicando canela em pó nos cortes, para evitar infecções, e trocando o vaso ou o substrato, se necessário.
6- Adubação frequente
As orquídeas precisam de adubação frequente, principalmente do bokashi, para que prosperem e mantenham sua floração vigorosa.
O ideal é adubar as orquídeas mensalmente, sempre aplicando o adubo indicado na borda do vaso ou através do uso de um porta adubo para que seja liberado o bokashi para as raízes da orquídea.
7- Se for recém adquirida, é importante mudar de vaso
As orquídeas que são compradas em floriculturas ou supermercados geralmente vêm em vasos plásticos, com uma porção de substrato que não é adequado para elas.
Por isso, é importante mudar a orquídea para um vaso com um substrato próprio para orquídeas. Você pode fazer essa mudança logo após a floração, ou quando as raízes começarem a sair pelos furos do vaso.
Autora convidada, Ivani K. é uma paisagista e jardineira com mais de 30 anos de experiencia, apaixonada por criar espaços que vão além da estética. Seus posts são informativos, criativos e motivadores, ajudando as pessoas a criarem seus próprios oásis verdes.