Você já ouviu falar na planta da fortuna? Conhecida cientificamente como Zamioculca zamiifolia, esta planta exuberante e de fácil cuidado é uma excelente adição para qualquer lar.
Além de ser resistente, a Zamioculca traz um toque sofisticado e versátil a diferentes ambientes. Neste artigo, vamos citar os motivos para você incluir esta planta de destaque na sua casa, com dicas de especialistas para ajudar no cultivo e manutenção.
Elegância e Sofisticação
As Zamioculcas são plantas de porte elegante, com folhas brilhantes e de um verde escuro que conferem um toque sofisticado a qualquer ambiente. A paisagista Priscila Tressino, do escritório PB Arquitetura, destaca a versatilidade estética da Zamioculca: “Elas ficam bem tanto em decorações modernas quanto clássicas, além de serem ideais para ambientes corporativos pela sua imponência sutil.”
Além disso, sua estrutura folhosa densa cria um impacto visual significativo sem ocupar muito espaço, o que é ótimo para pequenos apartamentos ou áreas corporativas.
Cultivo descomplicado
Um dos maiores benefícios da planta da fortuna é a sua resistência e baixa manutenção. A Zamioculca não é exigente quanto a regas e luminosidade.
Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Estevão Feliciano, da Forth Jardim, “A zamioculca é uma planta extremamente resistente, capaz de suportar a ausência de luz direta e um período prolongado sem água. Isso torna a conhecida “planta ZZ” ideal para pessoas que não possuem muito tempo, mas gostam de plantas”.
Melhoria da Qualidade do Ar
Além de sua beleza, a Zamioculca também trabalha para melhorar a qualidade do ar no seu ambiente. Assim como outras plantas de interior, esta planta absorve poluentes do ar e libera oxigênio, contribuindo para um espaço mais limpo e saudável.
Feliciano reforça que “as Zamioculcas ajudam na purificação do ar, pois absorvem substâncias tóxicas como o formaldeído, comumente presente em móveis e produtos de limpeza”. Portanto, ter essa planta em casa não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde.
Durabilidade e Longevidade
Um dos aspectos que realmente destacam a Zamioculca é sua durabilidade. Mesmo em condições subótimas, ela mantém sua aparência vibrante. “Essas plantas têm uma capacidade incrível de armazenar água nas raízes, o que as permite sobreviver a períodos mais secos,” afirma Priscila Tressino.
Dessa forma, mesmo que você acabe esquecendo de regá-la uma ou outra vez, a Zamioculca não ficará comprometida. Isso garante que você terá uma planta bonita e saudável por muitos anos.
Atrai boas energias e prosperidade
Existe também um lado místico associado à Zamioculca, amplamente conhecida como planta da fortuna. O feng Shui, cita que ela atrai energias positivas e prosperidade, tornando-a uma planta popular não apenas pelo cultivo prático e estética agradável, mas também pelas vibrações que supostamente proporciona ao ambiente.
Embora esses benefícios não sejam cientificamente comprovados, muitos entusiastas da jardinagem juram por suas propriedades energéticas.
Adequada para Diversos Ambientes
Seja dentro de casa, no escritório ou mesmo em varandas fechadas, a Zamioculca é incrivelmente adaptável a diferentes ambientes. “Elas crescem bem tanto em baixa quanto em alta luminosidade, embora a exposição indireta à luz solar seja o ideal para um crescimento vigoroso,” recomenda Marcos Estevão Feliciano. Isso significa que não importa onde você deseja posicionar a planta, ela se ajustará bem ao espaço disponível.
Fácil de propagar
Por fim, outra grande vantagem é a facilidade de propagação da Zamioculca. Sua reprodução é bastante simples e não exige muitos recursos ou expertise. Segundo Priscila Tressino, “Basta cortar uma folha e plantar diretamente no substrato, ou utilizar as raízes da planta mãe, e em alguns meses você terá uma nova Zamioculca.”
Essa característica é maravilhosa para quem deseja presentear amigos e familiares com um pedacinho dessa fortuna verde, ou simplesmente aumentar o verde em diferentes áreas da sua própria casa.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site petalaseflores e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.