O asplenium crissie, também conhecido como samambaia-ninho-de-passarinho, é uma espécie que se caracteriza pelo seu aspecto muito diferente e atraente, o qual lhe rendeu o nome popular “ninho de passarinho”. Tal aspecto está presente em suas folhas longas, estreitas e onduladas, que formam uma espécie de ninho no centro.
Originária da Ásia, África e Oceania, ela se adapta bem a climas tropicais e subtropicais, especialmente em ambientes onde ela possa pegar a sombra de outras plantas, como cita a jardinista Dora, do canal dora jardinagem. Por isso, se você gosta de plantas exóticas e fáceis de cuidar, essa espécie de asplênio pode ser uma ótima opção para o seu jardim ou para a sua casa.
Imagem: hoya_sk
Como cultivar a asplenium crissie?
Uma das vantagens em cultivar a asplenium crissie, está no fato dela ser uma planta que não exige muitos cuidados, mesmo que seja preciso seguir algumas condições básicas para se desenvolver bem.
Iluminação
A jardisnita Dora, recomenda que a asplenium crissie seja cultivada em um local onde possa receber a luz luz indireta do sol. Caso seja cultivada em ambientes externos, escolha um ambiente bem iluminado, onde existam outras plantas ao seu redor para que ela possar ficar na sombra das mesmas.
Logo, se o cultivo do asplênio crissie for feito em ambientes internos, opte por um ambiente bem iluminado, como uma janela, onde ela não receba a luz direta do sol por muitas horas do dia. Cuide também para que ela não fique exposta ao vento, que pode desidratar suas folhas.
Rega
Dora explica que asplenium crissie precisa de umidade constante em seu substrato, mas cuidando sempre para que não ocorra o encharcamento. Por isso, o ideal é que ela seja irrigada sempre que o substrato estiver seco ao toque, mas sem deixar água acumulada no prato ou na cesta.
Substrato
O substrato ideal para o cultivo da popular samambaia-ninho-de-passarinho deve ser leve, bem drenado e rico em matéria orgânica. Você pode usar uma mistura de terra vegetal, casca de pinus e fibra de coco, por exemplo.
Adubação
Por mais que a asplenium crissie não seja muito exigente em nutrientes, você pode usar húmus de minhoca, torta de mamona ou farinha de ossos, para contribuir no seu desenvolvimento e crescimento.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site petalaseflores e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.