Originária da Ásia, a flor de cerejeira é considera a flor nacional do Japão, onde é símbolo de beleza, feminilidade, amor, renovação e esperança. Com pétalas delicadas e rosadas, ela se tornou uma das flores mais populares do mundo.
No Brasil, ela se adaptou muito bem com o clima temperado, onde floresce principalmente na primavera, quando suas pétalas rosadas cobrem as árvores, criando um espetáculo de beleza.
Imagem: Reprodução|Pixabay
Significado e simbolismo
A flor de cerejeira é um símbolo de beleza, feminilidade, amor, renovação e esperança. No Japão, a floração das cerejeiras, conhecida como “hanami”, é um evento cultural importante.
A beleza delicada das flores de cerejeira é um símbolo da fragilidade da vida. O fato de as flores durarem apenas alguns dias é um lembrete de que devemos aproveitar cada momento da vida.
Características
As cerejeiras são árvores de médio porte, que podem atingir até 10 metros de altura. Elas se caracterizam por suas folhas verdes, que se tornam amarelas ou avermelhadas no outono e suas belas flores.
A flor de cerejeira é uma flor pequena, com pétalas de cinco pontas, que variam de cor de acordo com a espécie. Elas podem ser brancas, rosadas, avermelhadas ou salmão.
Como cultivar a flor de cerejeira?
A flor de cerejeira é uma planta relativamente fácil de cultivar e muito versátil. Ela pode ser plantada em vasos, canteiros ou em jardins com pergolados floridos. Aliás, ela também pode ser usada para fazer arranjos florais.
1- Cultivo em vaso
Para cultivar flor de cerejeira em vaso, escolha um vaso grande o suficiente para que as raízes da planta possam se desenvolver.
2- Solo e rega
O solo ideal para o cultivo da flor de cerejeira deve ser bem drenado e rico em nutrientes.
Como elas precisam fósforo e potássio para se desenvolverem corretamente, a adubação com os compostos deve ser feita na primavera e no outono. Já as regas, devem ser regulares, cuidando para não encharcar o solo.
3- Pragas e doenças
As cerejeiras são suscetíveis a algumas pragas e doenças, como a cochonilha, a ferrugem e o fungo da mancha foliar. O controle dessas pragas e doenças deve ser feito por um profissional.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site petalaseflores e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.