A rosa do deserto barbie girl é uma das variedades mais bonitas e raras da Adenium obesum, que se destaca pela coloração de suas flores que variam do branco ao roxo e formam um degradê, além do perfume doce bem característico da variedade.
Com as dicas e cuidados fornecidos pelo Prof. Hermeson, Biologo e Doutor em Botânica, você irá conhecer mais sobre a origem, as características, a versatilidade e os cuidados necessários para cultivar essa planta exótica e bela.
Imagem: luesiamedeiros
Origem
A matriz da rosa do deserto barbie girl, é originária da Tailândia, um país do sudeste asiático que possui uma grande diversidade de plantas exóticas e encantadoras. Ela foi criada por meio de cruzamentos entre diferentes espécies de rosas do deserto, buscando obter uma flor com uma coloração única e atraente.
Aliás, devido ao aspecto, coloração e perfume, a barbie girl é uma das variedades de rosa do deserto, criadas a partir de cruzamentos, mais apreciada pelos colecionadores de plantas raras, que pagam altos preços por ela, inclusive.
Características da Rosa do Deserto Barbie Girl
A rosa do deserto barbie girl é característica pela presença de um caule grosso e tortuoso, chamado de caudex ou “cavalo”, que serve como reserva de nutrientes e suporte para o crescimento e desenvolvimento da planta.
Além disso, ela chama muito atenção pelo tamanho, coloração e perfume doce que suas flores possuem, que geralmente variam entre a cor branca, rosa, roxa ou uma mistura dessas cores. Aliás, as flores da rosa do deserto barbie girl duram cerca de uma semana, e aparecem principalmente na primavera e no verão.
É uma rosa do deserto versátil
O encantamento pelas flores da rosa do deserto barbie girl, faz com que essa variedade seja muito cobiçada para ser cultivada e usada de diversas formas, seja cultivada em vasos, jardins, canteiros, bordaduras ou como planta isolada.
Como Cuidar da Rosa do Deserto Barbie Girl?
Assim como outras espécies de rosa do deserto, a barbie girl, por mais diferenciada e única que seja, também é uma planta fácil de cuidar, que não exige muita manutenção.
Substrato e adubação
Segundo o Prof. Hermeson, um dos cuidados mais importantes para haja sucesso no cultivo da rosa do deserto baribie girl está na escolha correta do substrato para cultivar a planta. Ele recomenda, que seja utilizado um substrato bem drenado, arejado e rico em matéria orgânica.
Quanto a adubação, ela deve ser feita regularmente, para fornecer os nutrientes necessários, como fósforo e potássio, para o seu crescimento e floração. Nesse caso, você pode usar um adubo orgânico, como torta de mamona ou farinha de osso, ou um adubo químico, como NPK 10-10-10.
Exposição ao sol
A barbie girl prefere sem cultivada em ambiente bem iluminado, onde possa receber o sol pleno por pelo menos 6 horas ao dia, preferencialmente os raios de sol da manhã ou da tarde.
Entretanto, evite expor a rosa do deserto barbie girl ao sol do meio-dia, pois isso pode queimar as suas folhas e flores.
Rega
Embora seja uma planta resistente à seca, que não tolera o excesso de água, o Biologo e doutor em Botânica, recomenda que ocorram regas regulares, evitando apenas o encharcamento de suas raízes, para manter o substrato sempre umedecido.
Podas
A poda é um cuidado importantíssimo no cultivo da barbie girl, ajudando a manter a saúde e manutenção da rosa do deserto barbie girl. Através dela, será possível fortalecer a planta, remover folhas, flores e galhos velhos fazer sua multiplicação e mantê-la sempre com uma aparência saudável.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.