Se você procura uma suculenta fácil de cultivar, bonita e incomum, considere o Pachyphytum ‘Chiseled Stone’. Esta espécie é um híbrido com Pachyphytum compactum em sua linhagem e possui folhas verdes impressionantes que parecem gemas facetadas.
Neste artigo, contaremos tudo o que você precisa saber sobre esta planta incrível, desde sua origem e características até o cultivo e cuidados.
Imagem: loveleafgrow
Origem da Pachyphytum ‘Chiseled Stone’
O Pachyphytum ‘Chiseled Stone’ não é uma espécie natural, mas um híbrido criado pelo cruzamento do Pachyphytum compactum com outra espécie de Pachyphytum, possivelmente o Pachyphytum hookeri.
O nome ‘Chiseled Stone’ (Pedra Ciselada) refere-se ao formato das folhas, que são grossas, carnudas e fortemente facetadas, lembrando pedras preciosas. A cor das folhas geralmente é verde brilhante, mas pode ficar roxa ou acastanhada quando exposta ao sol pleno ou a temperaturas frias.
Características notáveis
A suculenta se caracteriza por suas hastes eretas que podem atingir até 30 cm de altura, frequentemente ramificando-se da base. Suas folhas geralmente estão agrupadas na parte superior dos caules, formando rosetas.
As flores são em forma de sino e aparecem na primavera em talos arqueados que podem chegar a 20 cm de comprimento. Elas geralmente são de cor rosa com pontas verdes do lado de fora e laranja por dentro.
Como Cultivar e Cuidar do Pachyphytum ‘Chiseled Stone’
O Pachyphytum ‘Chiseled Stone’ não é uma suculenta difícil de cultivar, desde que você forneça alguns requisitos básicos.
Exposição a luz do sol
A suculenta prefere ser cultivada em ambientes onde possa ficar exposta à luz solar direta, o que realça a cor de suas folhas. No entanto, também pode tolerar sombra parcial, mas pode resultar em um crescimento ligeiramente espaçado. Ao cultivar em ambientes fechados, mantenha-o perto de uma janela ensolarada.
Substrato
Assim como em outras espécies de suculentas, o cultivo dessa espécie deve ser feito em um substrato bem drenado.
Você pode usar, como indicação, uma mistura comercial de substrato para suculentas ou fazer a sua própria misturando terra vegetal com perlita, pedra-pomes ou areia grossa. Evite usar solo muito rico ou úmido, pois pode causar apodrecimento das raízes.
Rega
Embora seja uma planta de crescimento invernal, ela precisa de rega regular durante a primavera e o outono, quando está em crescimento ativo. Regue abundantemente, depois espere o solo secar completamente antes de regar novamente.
Durante o inverno, regue com moderação, apenas quando o solo estiver completamente seco. Como a planta entra em dormência na primavera e no verão, não precisa ser regada, exceto em condições áridas.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.