A Pleroma heteromallum, carinhosamente apelidada de Orelha-de-onça, é uma planta que encanta com suas flores roxas, que lembram as orelhas de um felino selvagem, e por sua folhagem verde-escura e brilhante.
A orelha-de-onça é uma espécie nativa da América do Sul e pertence à família das melastomatáceas, a mesma da quaresmeira. Contudo, as espécies se diferenciam, sendo importante não confundir a floração de ambas.
Imagem: zarrephoto
Características da orelha-de-onça
A orelha-de-onça (Pleroma heteromallum) é uma planta arbustiva, que pode atingir até 3 metros de altura. Ela é muito resistente e adaptável, podendo ser cultivada em vasos, canteiros ou como cerca-viva.
É igual a quaresmeira?
A orelha-de-onça tem algumas semelhanças com a quaresmeira ou o manacá da serra, como a aparência das folhas, além da cor e a forma das flores.

Por outro lado, elas também possuem algumas diferenças: a orelha-de-onça, é um tipo de arbusto que floresce durante todo o ano, enquanto a quaresmeira é uma pequena árvore que floresce apenas no outono e na primavera.
Cultivo da orelha-de-onça
Luz do sol e rega
Escolha um local com bastante luz indireta, mas sem sol direto, pois ele pode queimar as folhas e as flores da planta.

Regue a planta regularmente, mantendo o substrato úmido, mas não encharcado. Evite molhar as folhas e as flores, pois elas podem apodrecer
Poda e adubação
Pode a planta periodicamente, removendo as folhas e flores secas ou danificadas. Isso estimula o crescimento de novos brotos e flores
Adube a planta a cada 15 dias, durante a primavera e o verão, com um adubo líquido diluído na água da rega. Siga as instruções do fabricante para a dosagem correta.
Pragas e doenças
Proteja a planta de pragas e doenças, como pulgões, cochonilhas e fungos. Se notar algum sinal de infestação, use um inseticida ou fungicida específico para plantas ornamentais

A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.