A suculenta colar de pérola (Senecio rowleyanus), é um dos tipos de suculentas mais populares entre os jardineiros de plantão, em especial aos apaixonados por suculentas, que cultivam as mais variadas espécies em casa ou em apartamentos.
Murilo Soares, especialista em jardinagem e plantas, do canal Spagnhol Plantas, conta que a suculenta se caracteriza por suas folhas no formato de pequenas bolinhas, sendo considerada como uma suculenta pendente que pode ficar em área de sombra e com umidade moderada. No entanto, é preciso ter um certo cuidado com a suculenta colar de pérola por ser uma espécie bastante delicada.
Imagem: Pexels
Como cuidar da suculenta colar de pérola?
Não apenas no cultivo a suculenta colar de pérola precisa de cuidados. É preciso ter cuidado, também, com a manipulação da planta, já que seus ramos pendentes, por onde se espalham as pequenas bolinhas, são bem finos.
Por isso, qualquer manuseio sem cuidado pode acabar fazendo com que eles se soltem.
1- Exposição a luz natural
O recomendado, é preferir por deixar o vaso onde a suculenta colar de pérola está sendo cultivada em um local bem iluminado, contanto que ele não pegue a luz do sol direta o tempo todo.
Por isso, ela pode ser cultivada sem maiores problemas em ambientes internos, quanto em ambientes externos que possuam algum abrigo para que não fique exposta ao sol pleno durante o dia todo.
2- Frequência das regas
Ao contrário de outras espécies de suculentas, que preferem se desenvolver com pouco água, a suculenta colar de pérola prefere ser cultivada com regas mais constantes. Só tome cuidado para não encharcar a suculenta com água.
Por mais que ela adore mais água, é preciso cuidar na medida para que suas raízes não acabem apodrecendo. Por isso, sempre verifique como está o substrato e só regue após ele estar totalmente seco.
3- Solo
Quanto ao solo indicado para cultivar a suculenta colar de pérola, prefira pelo uso de um substrato que seja bem drenado. Para isso, você pode misturar um pouco de areia ao substrato. Contudo, a areia utilizada precisa ser de boa procedência e estar livre de patógenos.
Uma dica para que a areia não acabe contaminando a suculenta, é colocar a areia no forno, em uma temperatura média durante 40 minutos, eliminando qualquer suspeita de contaminação presente.
4- Adubação e floração
Para que a suculenta possa crescer corretamente e florescer lindas e delicadas flores brancas no início do inverno, é preciso garantir que o substrato fique bem adubado. Por isso, o ideal é que seja feito a adubação do solo a cada 2 meses com algum tipo de fertilizante NPK 10-10-10.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.
Adorei as dicas
Minhas suculentas estão doentes as folhas parecem emboloradas, fica um fungo nas folhas como um bolor, elas murcham e caem. O que devo fazer??? Me ajudem, tenho quase 100 vasos, estou sofrendo. Agradecida.
Olá
Eu sou a Luzy e cultivo suculenta.
Uma dica é pegue suas plantas e pulverize com um pouco de água oxigenada misturada em água… Geralmente mata os fungos e se puder mude a terra e o substrato…
Receita a cada 500 ml de água uma colher de água oxigenada. Mistura e use um pulverizador a cada 15 dias até acabar os fungos. Espero que resolva. Já fiz e resolveu. Sucesso com suas suculentas …
Borrifa elas com uma mistura de agora oxigenada n 10 e água normal . Na internet tem dicas sobre