maniadeplantas
O bambu-mossô (Phyllostachys pubescens) é uma planta de grande porte e beleza exuberante, muito utilizada no paisagismo externo.
Sim, é possível! No entanto, o cultivo exige atenção especial, já que essa planta cresce rapidamente e precisa de um ambiente adequado para se desenvolver sem limitações.
Para que o bambu-mossô cresça de forma saudável, é essencial um vaso grande e profundo, com boa drenagem. Modelos de cerâmica ou concreto ajudam a equilibrar sua estrutura.
Apesar de ser cultivado em ambientes internos, o bambu-mossô precisa de luz abundante. O ideal é posicioná-lo próximo a janelas ou varandas bem iluminadas.
A terra deve ser rica em matéria orgânica e bem drenada. Misturas com perlita, casca de pinus e areia ajudam a evitar o acúmulo de umidade, prevenindo o apodrecimento das raízes.
Diferente do cultivo no jardim, o bambu-mossô em vasos precisa de menos água. O ideal é regar apenas quando o solo estiver seco ao toque, evitando encharcamento.
A fertilização deve ser feita mensalmente com adubo NPK 10-10-10 ou húmus de minhoca, garantindo um crescimento controlado e folhas sempre verdes e vistosas.