As abóboras são ícones do Halloween, emprestando sua versatilidade às decorações desta data, tão popular nos Estados Unidos e cada vez mais celebrada no Brasil. Fáceis de encontrar em feiras e hortas, as abóboras trazem um charme rústico e um toque especial, possibilitando infinitas criações que transformam o ambiente de forma única e acolhedora.
Uma das formas mais clássicas de usá-las é a escultura em abóboras maiores, como a Atlantic Gigante e a Mammoth, que permite criar expressões divertidas ou assustadoras com o brilho de velas internas. Para tornar essa atividade mais envolvente, convide amigos e familiares para ajudar na produção, trazendo um espírito de cooperação ao Halloween. Segundo a arquiteta e paisagista Priscila Lemos, “esculturas em abóboras proporcionam uma interação criativa, onde cada um pode contribuir com seu próprio toque artístico”.
Além das abóboras esculpidas, guirlandas com pequenos tipos, como a Jacarezinho e a Bavette, oferecem uma decoração convidativa na entrada de casa. Elas adicionam um visual rústico ao espaço, sendo ideais para quem deseja uma recepção calorosa para os convidados. Segundo o decorador João Pedro Moura, “as guirlandas com abóboras menores são perfeitas para uma estética rústica e podem ser complementadas com folhas secas e fitas em tons terrosos”.
Para um ambiente interno mais aconchegante, abóboras pequenas como a Mini Jack e Ouro Rosa se transformam em charmosos porta-velas. Retirando a polpa e inserindo uma pequena vela, essas abóboras iluminam o ambiente com suavidade, criando uma atmosfera acolhedora para a noite. Segundo João Pedro, “porta-velas com abóboras trazem um toque natural à decoração e podem ser distribuídos em mesas e cantos para iluminar o ambiente de maneira leve”.
Para quem deseja dar um toque especial à pista de dança, a abóbora espelhada é uma opção criativa e de impacto visual. Com fitas adesivas metálicas aplicadas ao redor da abóbora, é possível criar um efeito de globo espelhado.
Essa ideia combina muito bem com festas mais animadas, oferecendo um visual diferenciado e inesperado. Caso tenha interesse em cultivar abóboras para futuras decorações, é possível começar em casa.
Opte por variedades que se adaptam bem ao ambiente, preparando o solo com nutrientes adequados e regando regularmente para manter a umidade do solo sem encharcar. O cultivo em grande escala também é viável, desde que se realize o tutoramento da planta, ajudando no espaço e na colheita eficiente.
Sobre a Isla Sementes:
O legado da Isla se confunde com a história da horticultura brasileira. Fundada pelo Sr. Plínio Werner há quase 70 anos, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul), foi uma das empresas pioneiras no país no segmento. Surgiu da necessidade de atender às demandas de horticultores da região, que não dispunham de volume e variedade de sementes para o plantio. Hoje, possui uma das mais completas e variadas seleções de sementes de hortaliças de alto desempenho e microverdes do Brasil. Saiba mais em: https://isla.com.br/
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.