A zamioculca preta caiu nas graças dos jardineiros de plantão, por ser uma planta ornamental fácil de cuidar e que fica bem em qualquer ambiente. Infelizmente, essa variedade da Zamioculcas zamiifolia é um é rara e mais difícil de ser encontrada no mercado.
Contudo, suas folhas possuem uma coloração incrível, que fica ainda mais intensa se for cultivada em ambiente que não recebam muita luz direta do sol.
Imagem: venfloroficial
Origem
Da família das Araceaes, a mesma dos antúrios, das comigo-ninguém-pode e dos copos-de-leite, a zamioculca preta é nativa da Tanzânia, onde cresce em florestas densas e regiões rochosas.
Por ser uma planta suculenta, ela consegue armazenar água nos seus caules subterrâneos, que são chamados de rizomas. Essa característica faz com que ela seja muito resistente à seca e a ambientes com pouca luz.
Características da Zamioculca preta
Desenvolvida por um produtor holandês, que a registrou sob o nome de Zamioculcas zamiifolia ‘Dowon’, ela também pode ser conhecida por outros nomes, como Zamioculcas Raven ou Zamioculcas Black Queen.
Aliás, a zamioculca preta é uma variedade da zamioculca comum, que se destaca com o brilho e coloração de suas folhas, com um tom roxo escuro, quase preto, que se intensifica com o tempo e com a falta de luz.
Essa cor, inclusive, é o resultado da presença de dois pigmentos em suas folhas: as antocianinas e a clorofila B. As antocianinas, por exemplo, são responsáveis pela cor roxa, enquanto a clorofila B é responsável pela cor verde. E, quando misturadas, esses dois pigmentos resultam na cor preta, característica da zamioculca black.
Como cuidar da zamioculca preta?
A zamioculca preta é uma planta muito fácil de cuidar, pois não exige muita atenção e nem manutenção frequente, conseguindo se adaptar com facilidade nos ambientes.
Luz do sol
A jardineira Carol Costa, recomenda que ela seja cultivada em ambientes de sombra ou meia-sombra, pois assim suas folhas ficam mais escuras e bonitas. Nesse caso, prefira deixar o vaso com a planta longe de janelas muito iluminadas.
Regas
A rega da zamioculca preta é um ponto importante para ela prosperar. Carol Costa indica, que seja utilizado a técnica do dedômetro antes de regar a planta. Basta tocar o substrato com a ponta do dedo e observar se ele ainda sai com terra.
Regue somente quando ele já sair totalmente limpo, sem nenhum sinal do substrato, podendo utilizar um pulverizador de pressão acumulada.
Substrato
O substrato ideal para a zamioculca preta deve ser bem drenado para facilitar a drenagem e evitar o encharcamento em seus rizomas.
A jardineira recomenda o uso de substratos apropriados para suculentas, compostos especialmente por fibra de coco triturada e carvão.
Adubação
Geralmente a zamioculca preta não não é exigente com os nutrientes do substrato para que consiga prosperar.
Entretanto, é possível fortalecer seu crescimento aplicando a cada 2 ou 3 meses algum tipo de adubo líquido NPK 10-10-10, seguindo as instruções da embalagem.
Pragas e doenças
Felizmente, a zamioculca preta é uma planta que não costuma ter problemas com pragas ou doenças, pois ela tem uma boa resistência natural.
No entanto, é preciso ter cuidado com o contato da planta com a pele ou as mucosas, pois ela pode causar irritação.
Como fazer mudas de zamioculca preta?
A zamioculca preta é uma planta que se multiplica facilmente, e existem três formas de fazer mudas dela: pelos rizomas, pelas folhas ou pelos folíolos.
- Pelos rizomas: essa é a forma mais rápida e simples de fazer mudas de zamioculca preta. Basta retirar a planta do vaso, separar os rizomas com cuidado, e replantar cada um em um vaso com substrato adequado.
- Pelas folhas: outra forma de fazer mudas de zamioculca preta é a partir de suas folhas, mas ela acaba sendo um pouco mais demorada. Nesse caso, deve ser cortada uma folha inteira, rente ao solo, para replanta-lo em um vaso com substrato úmido.
- Pelos folíolos: também é possível fazer muda através dos seus folíolos, mais essa é a forma mais demorada de fazer mudas de zamioculca preta. Basta cortar um folíolo, que é a parte menor da folha, e replantar em um vaso com substrato úmido.
Autora convidada, Ivani K. é uma paisagista e jardineira com mais de 30 anos de experiencia, apaixonada por criar espaços que vão além da estética. Seus posts são informativos, criativos e motivadores, ajudando as pessoas a criarem seus próprios oásis verdes.