A Dracena Arbórea é uma planta nativa da África do Sul, que faz parte da família Asparagaceae e se destaca pelo seu aspecto escultural e elegante. Além da beleza que traz aos ambientes internos e externos, essa dracena também tem a capacidade de purificar o ar e fazer bem à saúde.
A seguir, iremos abordar as principais características e os cuidados necessário para o cultivo desta planta nativa da África do sul, que esbanja toda sua elegância tropical em jardins e ambientes internos.
Imagem: semprevivapaisagismo
Características da dracena arbórea
A jardineira Glaucia Regina, que posta frequentemente suas experiências no cultivo de plantas no canal GRSDPLANTAS, explica que a dracena arbórea é um arbusto perene e de crescimento moderado. Quando cultivada em vasos, ela pode chegar a medir 2 metros de altura, enquanto diretamente ao solo chega a medir 10 metros de altura.
Ela é conhecida pelas suas folhas compridas, estreitas, de cor verde e com nervura bem definida. Ela pode apresentar o crescimento de flores brancas, mas que não possuem importância ornamental. No paisagismo, ela pode ser usada como planta isolada ou em conjunto formando maciços, em forma de renques como cerca viva, ou em vasos presentes em ambientes internos com boa luminosidade.
Ela purifica o ar
Além de ser uma ótima opção para paisagismo e decoração, por seu aspecto escultural e elegante, a dracena arbórea é conhecida por sua ação purificadora do ar.
Segundo um estudo da NASA, ela é capaz de remover do ar poluentes como formaldeído, xileno e tolueno, que podem causar irritação nos olhos, nariz e garganta, dor de cabeça, náusea e alergias.
Como Cuidar da Dracena Arbórea?
Iluminação
A jardineira recomenda que a Dracena Arbórea seja cultivada em ambientes bem iluminados, onde possa ficar receber o sol pleno ou em locais de meia-sombra.
Se for cultivada dentro de casa, o vaso com a dracena deve ficar exposto próximo de uma janela bem iluminada, de preferência onde a luz do sol pegue por algumas horas do dia.
Substrato e rega
Glaucia Regina indica que o substrato ideal para o cultivo da dracena arbórea deve ser fértil, rico em matéria orgânica, leve, fofo e bem drenado. As regas por sua vez devem ser moderadas, deixando o solo secar antes de regar novamente.
Adubação
Para promover um crescimento vigoroso e manter suas folhas saudáveis, utilize mensalmente um fertilizante equilibrado, nos meses de crescimento ativo, na primavera e no verão.
Manutenção e Poda:
Embora a Dracena Arbórea seja uma planta relativamente de baixa manutenção, periodicamente faça a remoção de folhas mortas ou danificadas para ajudar a manter sua aparência elegante.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.