A Peperomia Polybotrya, também conhecida popularmente como “Raindrop” devido ao formato peculiar de suas folhas que lembram gotas de chuva, é uma planta que tem conquistado o coração dos entusiastas de jardinagem.
Com suas folhagens exuberantes e seu fácil cultivo, ela se tornou uma das queridinhas da jardinagem, adicionando um toque de natureza aos ambientes internos. Neste artigo, vamos mergulhar nos detalhes vitais para cuidar dessa espécie de peperomia tão encantadora, garantindo que ela prospere e traga vida aos seus espaços.
Imagem: jardinjuantalavera
Significado e Popularidade
Carregando consigo um simbolismo de prosperidade e boa sorte, a Peperomia Polybotrya não se define apenas como uma planta ornamental.
Em muitos lares, inclusive, ter uma “Raindrop” é considerado um sinal de boas-vindas à fortuna e ao crescimento pessoal. Por isso, ela se tornou bastante popular nos ambientes internos, tornando-a uma excelente opção para jardineiros de todos os níveis de experiência.
Origem e características
Originária das florestas tropicais da América do Sul, a Peperomia Polybotrya pertence à vasta família das Piperaceae, e ganhou esse nome como uma homenagem à complexidade e beleza de suas folhas.
Além do seu nome popular, peperomia Raindrop, ela também é carinhosamente chamada de “Coin Leaf Peperomia” por algumas culturas, devido à forma arredondada de suas folhas.
Como cuidar de uma peperomia Polybotrya?
Luz Ideal
A Peperomia Polybotrya prospera em condições de luz indireta brilhante. O expert em plantas, Murilo Soares, da Spagnhol Planta, recomenda que quando a espécie for cultivada em ambientes internos, ela fique em um local bem iluminado, sem exposição a luz direta do sol por longos periodos.
Murilo explica, que quando expostas a luz direta ao sol, suas folhas podem queimar. Por outro lado, se cultivadas em um ambiente muito escuro, ela não consegue fazer a fotossíntese desejada e acabará murchando.
Substrato e rega
O substrato ideal para o cultivo da Peperomia Polybotrya deve ser bem drenado, para evitar o acumulo de água, e com adição constante de nutrientes, importantes para seu crescimento.
Murilo também indica, que as regas sejam realizadas de forma moderada, aplicando sempre a técnica do dedômetro antes de irrigar novamente, além de cuidar para não exagerar no excesso de água. Já para manter sua umidade, é indicado borrifar pequenas porções de água em suas folhas ao longo do dia.
Nutrição e Fertilização
Para um crescimento mais vigoroso, a peperomia Polybotrya deve receber nutrientes constantemente. Nesse caso, deve ser aplicado algum tipo de adubo líquido e aplicar conforme as instruções do fabricante.
Autora convidada, Ivani K. é uma paisagista e jardineira com mais de 30 anos de experiencia, apaixonada por criar espaços que vão além da estética. Seus posts são informativos, criativos e motivadores, ajudando as pessoas a criarem seus próprios oásis verdes.