A ipoméia africana (Stictocardia macalusoi) é uma planta que pertence à família Convolvulaceae, a mesma das populares ipoméias e corriolas. Originária da África, essa trepadeira é perene, robusta, vigorosa e decídua, ou seja, perde suas folhas no inverno.
Seu crescimento é muito rápido e pode atingir até 10 metros de altura. Mas o que mais chama a atenção nessa planta são suas flores, que surgem quase o ano todo e têm uma combinação de cores fantástica.
Imagem: jardinsdebarros
Características da Ipoméia africana
A ipomeia africana é um verdadeiro destaque nos jardins, sendo muito conhecidas por suas que possuem um formato de sino, com uma coloração róseo-avermelhada e listras vermelhas.
Já as folhas da ipoméia africana, são grandes e cordiformes, lembrando o formato de um coração. Elas têm coloração verde-escura e são distintamente marcadas pela nervura na face superior.
É uma espécie versátil
A ipoméia africana é uma planta versátil, ideal para revestir cercas, muros, portais e pérgolas. Além disso, ela também pode ser usada para cobrir rapidamente barrancos, tocos e estruturas indesejáveis no jardim.
Como cultivar a ipoméia africana?
1- Solo
A ipoméia africana é uma planta de fácil cultivo e pouca manutenção. Ela se adapta a vários tipos de solo, desde que sejam férteis, ricos em matéria orgânica e bem drenados.
2- Luz e adubação
Ela prefere locais com sol pleno ou meia-sombra, mas não tolera sombra total. Quanto a adubação, recomenda-se aplicar no final do inverno um adubo orgânico enriquecido com farinha de osso ao redor do caule, longe do tronco. Isso vai estimular a floração e o crescimento da planta.
3- Rega e poda
As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido, mas sem encharcar. Já a poda da ipoméia africana é opcional, mas pode ser feita para controlar o tamanho e a forma da planta.
Basta cortar as pontas dos ramos que estão muito longos ou fora do lugar. A poda deve ser feita após a floração, para não prejudicar as flores.
Propagação
A propagação da ipoméia africana pode ser feita por sementes ou por estacas obtidas da ramagem mais madura. As sementes devem ser escarificadas levemente e colocadas em água por um dia para facilitar a germinação.
Depois, devem ser semeadas em um substrato arenoso e mantido úmido, à uma temperatura de 24-26°C. As estacas devem ser cortadas com cerca de 15 cm de comprimento e plantadas em um substrato semelhante ao das sementes.
Pragas e doenças
A ipoméia africana é uma planta resistente a pragas e doenças, mas pode ser atacada por lagartas e gafanhotos. Nesse caso, deve-se usar um inseticida natural ou orgânico para combatê-los.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.