A Cravina, cientificamente conhecida como Dianthus chinensis, é originária da China e pertence à família das Caryophyllaceae, a mesma do cravo e da cravina-de-jardim. Ela é muito apreciada pela sua beleza e variedade de cores, que podem ser brancas, rosas, vermelhas, roxas ou mescladas.
Vamos explorar detalhes sobre suas características, época de floração e como cultivar essa preciosidade nos nossos jardins.
Imagem: adoroplantas
Características da cravina
Também é conhecida por outros nomes populares, como cravo-chinês, cravo-anão, cravo-de-defunto e cravo-turco., a cravina é uma planta herbácea, perene e de porte baixo, que pode atingir até 40 cm de altura.
As suas folhas são estreitas, verdes e com bordas serrilhadas. Já suas flores são solitárias ou agrupadas em inflorescências terminais, com pétalas recortadas e perfumadas.
Como cultivar Cravina?
Com um cultivo relativamente simples, ela oferece um espetáculo de cores vibrantes durante a primavera e o verão, trazendo alegria e vivacidade aos espaços externos.
Luz
A cravina gosta de sol pleno ou meia-sombra, mas não tolera o sol forte do meio-dia. Por isso, escolha um local em que ela receba pelo menos 4 horas de luz solar direta por dia.
Rega
Cuide para que sua cravina se desenvolva em substrato úmido, mas não encharcado. As regas devem ser feitas regularmente, mas sem excesso, para evitar o apodrecimento das raízes. No verão, regue-a duas vezes por semana; no inverno, uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Substrato e adubação
Opte pelo uso de um substrato leve, fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. Você pode usar uma mistura de terra vegetal, areia e húmus de minhoca na proporção de 2:1:1.
Quanto a adubação, você pode realiza-la mensalmente com um fertilizante mineral ou orgânico, seguindo as instruções do fabricante. Evite adubos ricos em nitrogênio, pois eles estimulam o crescimento das folhas em detrimento das flores.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.