Se você está buscando uma adição encantadora ao seu jardim ou à sua coleção de plantas, a suculenta pata de urso (Cotyledon tomentosa) pode ser exatamente o que você procura.
Ela é originária da África do Sul e pertence à família Crassulaceae, a mesma das echeverias e dos kalanchoes.
Origem e características
A suculenta pata de urso, nativa das regiões áridas da África do Sul, é uma verdadeira joia no mundo das suculentas. Suas folhas são carnudas, verdes claras e cobertas de pelos brancos, que dão um aspecto aveludado à planta.
Elas também têm pequenos dentes nas pontas, que contrastam com a delicadeza da folhagem. As flores da suculenta pata de urso são pequenas, tubulares e de cor laranja. Elas aparecem na primavera, em hastes longas que se elevam acima das folhas.
Como cultivar a suculenta pata de urso?
A suculenta pata de urso é uma planta de fácil cultivo, que se adapta bem ao clima brasileiro.
1- Exposição ao sol
A suculenta pode ser cultivada em locais de meia-sombra, onde possam receber a luz do sol em algum momento do dia ou diretamente a luz direta do sol.
A jardineira Linda, recomenda em seu canal, que ela seja adaptada a ser cultivada em locais de sol direto.
2- Substrato
Linda recomenda que o substrato utilizado no cultivo da suculenta pata de urso seja próprio para suculentas que fiquem expostas ao tempo. Ele pode ser composto por carvão triturado, pó de côco, perlita e casca de arroz carbonizada.
3- Rega
Assim como outras espécies de suculentas, a rega da suculenta “patinha de urso” deve ser moderada, apenas quando o substrato estiver seco, para evitar o apodrecimento das raízes.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.