Originária da África do Sul, a Gazania é uma espécie perene muito conhecida por sua resistência e sua capacidade de trazer um espetáculo de cores ao jardim.
Seu nome, Gazania, homenageia um teólogo do século XV, mas é a sua variedade cromática e a facilidade de cultivo que a tornam um tesouro para jardineiros de todos os níveis.
Imagem: wilsonparkgarden
Características da Gazania
A Gazania, pertencente à família Asteraceae, é uma planta que desenvolve lindas flores, que lembram pequenos sóis, variando em tons que vão do amarelo brilhante ao laranja intenso, com pinceladas de vermelho, rosa e bronze.
Época de floração
A floração ocorre principalmente na primavera e no verão, quando cada flor se abre sempre que o sol predomina os jardins, fechando-se ao entardecer ou em dias nublados.
Como cultivar?
Com um pouco de cuidado e atenção, essas flores coloridas podem transformar qualquer jardim em um espetáculo de cores.
Seja você um jardineiro experiente ou um novato, a Gazania é uma escolha excelente para adicionar mais cor e beleza para seu canteiro florido.
1- Substrato
Ao ser cultivada, ela prefere substratos bem drenados e ricos em nutrientes. Um mix de terra para jardim, areia e um pouco de composto orgânico é uma combinação perfeita.
2- Iluminação
Esta flor adora a luz direta do sol. Por isso, escolha um local onde ela possa receber a luz direta do sol durante todo o dia.
Se você vive em uma região de clima quente e intenso, uma sombra parcial à tarde ajudará a proteger as flores dos raios mais fortes.
3- Rega
As Gazanias são tolerantes à seca e preferem um solo mais seco do que encharcado. Durante o verão, a rega pode ser mais frequente, mas sempre verifique a umidade do solo antes de adicionar água.
4- Adubação
Embora não sejam exigentes, um pouco de fertilizante balanceado no início da estação de crescimento pode estimular uma floração mais abundante. Evite excessos para não prejudicar a saúde da planta.
Como propagar?
A propagação da Gazania pode ser feita pela divisão dos tufos, logo no início da primavera, ou por sementes, que podem ser inicialmente realizadas em uma bandeja para mudas.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.