O Jasmim-Asa-de-Anjo, também conhecido popularmente como Jasmim Estrela, é uma planta encantadora que promete trazer beleza e um perfume inconfundível ao seu jardim ou espaço interno. Ela é originária do Arquipélago Bismarck, no Pacífico, mas se adapta bem ao clima tropical e subtropical do Brasil.
Devido as características, é uma planta bastante procurada para ser cultivado em ambientes internos, por ser uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa, que produz flores brancas e perfumadas, em forma de estrela.
Características notáveis
O jasmim-asa-de-anjo (Jasminum nitidum) pertence à família Oleaceae, a mesma do jasmim-comum e da oliveira. Ele possui ramos longos, pendentes e ramificados, que podem alcançar até 6 metros de altura. Ele ainda se caracteriza por suas folhas são verdes-escuras, brilhantes, coriáceas e opostas, com formato oval e pontas afiadas.
Na época de floração, que ocorre em cachos principalmente na primavera e no verão, o jasmim estrela desenvolve flores pequenas, com cinco pétalas brancas e um centro amarelo, exalando um perfume agradável.
Versátil
O jasmim estrela é uma planta muito versátil, que em ambientes externos pode ser cultivada como arbusto informal, cerca-viva, em canteiros ou pergolados, desde que tenha suporte para se enrolar.
Em ambientes internos, o jasmim-asa-de-anjo também pode ser cultivado em vasos, desde que sejam seguidos alguns cuidados ao ser cultivado.
Como cuidar do jasmim estrela em vaso?
Luz do sol
O ideal é que o jasmim estrela seja cultivado em um local onde a planta pode receber a luz do sol direta durante algumas horas. Em ambientes internos, opte por deixar o vaso de jasmim estrela próximo a uma janela bem iluminada onde receba a luz do sol por um certo período.
Substrato e rega
O substrato utilizado no cultivo do jasmim-asa-de-anjo deve ser fértil, bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Para manter a fertilidade do substrato, pode ser feita a adubação a cada dois meses, com fertilizante orgânico ou químico, seguindo as instruções do fabricante.
Quanto as regas, elas devem ser realizadas regularmente, cuidando para manter o substrato sempre umedecido, sem causar encharcamento em suas raízes.
Doenças e manutenções
O jasmim estrela é muito resistente e de fácil manutenção. Contudo, por mais que não seja muito suscetível a pragas e doenças, ele pode sofrer com ataque de cochonilhas, pulgões e ácaros. Nesses casos, recomenda-se aplicar um inseticida natural ou específico para o problema.
Poda
A poda do jasmim-asa-de-anjo é opcional, mas pode ser feita para estimular a floração, controlar o crescimento ou dar forma à planta. Aliás, a poda deve ser realizada sempre após a floração, cortando-se os ramos mais velhos ou indesejados.
Multiplicação
A multiplicação do jasmim estrela pode ser feita facilmente por estaquia ou alporquia. A estaquia consiste em cortar um ramo semi-lenhoso da planta, com cerca de 15 cm de comprimento, retirar as folhas da base e plantá-lo em um substrato úmido e arenoso.
Já a alporquia consiste em fazer um corte circular na casca de um ramo da planta, envolvê-lo com musgo úmido e plástico e esperar que se formem raízes no local. Depois disso, basta cortar o ramo abaixo das raízes e plantá-lo em um vaso.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.