maniadeplantas
As plantas carnívoras são exóticas, curiosas e fascinantes — mas exigem cuidados bem específicos. Com atenção à água, luz e ambiente, você garante uma planta saudável e duradoura.
Essas plantas não toleram água da torneira. Use apenas água destilada, de chuva ou filtrada para evitar o acúmulo de minerais prejudiciais às raízes.
A maioria das carnívoras precisa de luz solar direta por algumas horas ao dia. No entanto, evite exposição intensa em climas muito quentes para não queimar as folhas.
Nada de adubo comum! Elas precisam de substrato pobre em nutrientes, como musgo sphagnum puro ou mistura com areia grossa e perlita para boa drenagem.
Elas conseguem se virar sozinhas! Alimentar manualmente pode ser estressante. Só ofereça insetos vivos e pequenos se a planta estiver forte e ativa.
Plantas carnívoras gostam de umidade alta. Mantenha o vaso sobre um prato com água ou use um umidificador em ambientes muito secos.
Evite acionar as armadilhas à toa — isso consome energia da planta e pode enfraquecê-la se feito repetidamente sem necessidade.
Fertilizantes ricos em nutrientes matam plantas carnívoras. Elas absorvem o necessário pelos insetos capturados — ou pela água, em pequenas doses naturais.