Com pequenas folhas arredondadas que podem atingir cerca de 3 cm, a Portulacaria afra, também conhecida como arbusto de elefante, é uma espécie de suculenta arbustiva, muito confundida com a planta jade.
Nativa da África do Sul, ela ficou muito conhecida no Brasil pelo aspecto de suas folhas e pela facilidade de ser cultivada no clima quente presente na maioria das regiões do país.
Imagem: Little Jade Bonsai (@littlejadebonsai)
Características da Portulacaria afra
A portulacaria afra se caracteriza pelo formato de suas folhas, que são pequenas, verdes, brilhantes e arredondadas, podendo atingir até 3 cm de comprimento.
Como cultivar a Portulacaria afra?
O Engenheiro Henrique Cariri, do canal ViveiroCariri, explica que a suculenta Portulacaria afra é conhecida pela facilidade em ser cultivada por pessoas que não possuem muito tempo ou para quem não é experiente no cultivo de plantas.
1- Exposição a luz
Um dos pontos importantes para o cultivo da Portulacaria afra, é a exposição da suculenta a luz direta do sol. Henrique Cariri, explica que ela deve ser cultivada em um ambiente bem iluminado, recebendo a luz direta do sol todos os dias.
2- Substrato
Na maioria dos casos, somente o uso de um substrato composto por terra vegetal encontrada em floriculturas, já é o suficiente para que a suculenta se desenvolva corretamente.
3- Frequência das regas
Imagem: Bon Psyched (@bonpsychedofficial)
Quanto as regas, procure com que elas sejam bem espaçadas. Em épocas mais quentes, elas podem ser feitas 1 vez por semana. Já em épocas mais frias, podem ter um intervalo de até 15 dias.
4- Adubação
Segundo o engenheiro Herique Cariri, a portulacaria afra pode ser adubado a cada 2 ou 3 meses com a aplicação de uma porção de farinha de ossos, sempre realizando uma pequena irrigação no substrato após a adição.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.