O bambu da sorte é uma planta muito popular na decoração de ambientes, pois traz harmonia, prosperidade e sorte para quem a cultiva. Essa planta graciosa e exótica tem conquistado corações com sua elegância e a crença de atrair boas vibrações.
Mas você sabia que é possível fazer muda de bambu da sorte em casa? Neste post, vamos te ensinar como fazer isso de forma simples e rápida, inspirado na dica fornecida por uma florista em seu canal no youtube.
Imagem: lorenafloricultura
Como fazer muda de bambu da sorte?
Para fazer uma muda de bambu da sorte, você precisará de uma tesoura ou faca afiada, um bambu da sorte adulto (ou estacas já cortadas), água limpa e um recipiente adequado.
As estacas são normalmente encontradas nas lojas de jardinagem ou podem ser cortadas da planta principal já adula, certificando-se de escolher caules saudáveis e com nós.
1- Separando a estaca
Caso você queira fazer uma muda a partir de um bambu da sorte já cultivado, escolha um que esteja saudável e bonito, que tenha pelo menos dois ou três ramos.
O ideal é que ele tenha pelo menos 15 cm de comprimento e alguns nós (as saliências onde saem as folhas).
2- Corte um dos ramos
Corte um dos ramos com a tesoura ou faca, fazendo um corte diagonal logo abaixo de um nó (a parte mais grossa do caule).
3- Deixe o ramo submerso na água
Em seguida, coloque o ramo cortado em um vaso com água, deixando o nó submerso. Se quiser, você pode adicionar algumas gotas de hormônio enraizador na água para estimular o crescimento das raízes.
4- Troque a água
É importante fazer a troca da água do vaso onde foi feita a muda do bambu da sorte a cada dois ou três dias, mantendo-a sempre limpa e fresca.
Em algumas semanas, você verá as raízes surgirem no nó do ramo. Quando elas tiverem cerca de 5 cm de comprimento, você pode transplantar o seu bambu da sorte para um vaso com terra ou continuar cultivando-o na água.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.