Cuidados com a Alocasia Cucullata: Tudo que Você Precisa Saber para Ter Sucesso no Cultivo

alocasia cucullata

Se você gosta de plantas exóticas e ornamentais, você vai adorar a Alocasia Cucullata, uma espécie que se destaca pelo formato de sua folha, que parece uma orelha de elefante.

Originária da Ásia, ela faz parte da família das Araceae, que possui mais de 3000 espécies de plantas, e é muito cobiçada por entusiasta e jardineiros.
Imagem: studioplant_fr

Origem

Nativa do sudeste asiático, a Alocasia Cucullata é uma planta geralmente encontrada em áreas de floresta tropical, onde recebe muita umidade e luz indireta.

Acredita-se que ela tenha chego a Europa logo no início de século XIX, onde posteriormente se espalhou pelo mundo todo como uma planta ornamental.

Características da Alocasia Cucullata

Podendo alcançar de 40 a 80 centímetros, a planta é bastante cobiçada devido ao aspecto de suas folhas, que são sustentadas por um caule curto e grosso.

Imagem: vasi.plants

Suas folhas possuem um formato bem semelhante a um coração, com uma coloração verde escura, que se destacam com suas nervuras claras.

Floração

Raramente, a alocasia cucullata produz pequenas flores de cor branca, pouco vistosas, que são pequenas e surgem em uma espiga envolvidas por uma bráctea.

Cultivo da Alocasia Cucullata

Ambiente e substrato

Podendo se adaptar com diversos tipos de climas e solos, A Alocasia Cucullata é uma planta de fácil cultivo, que gosta de solos bem drenados e ricos em matéria orgânica.

Para prosperar ela deve ser cultivada em pleno sol ou meia sombra, mas necessita de pelo menos 4 horas de luz indireta por dia. Por isso, quando cultivada em ambientes internos, ela deve ficar exposta em uma janela bem iluminada.

Rega e adubação

As regas da Alocasia Cucullata devem ser moderadas, irrigando o suficiente para manter o substrato úmido, cuidando para que ocorram encharcamentos, nem que haja a falta de água.

Por ser sensível a umidade em suas raízes, o excesso ou a falta de água pode ocasionar no surgimento de manchas amarelas em suas folhas, ou até mesmo o apodrecimento. Quanto a adubação, ela deve ser realizada na primavera e no verão, com um fertilizante orgânico ou mineral, rico em nitrogênio, fósforo e potássio.

Propagação

A Alocasia Cucullata pode ser propagada através da germinação de suas sementes, por estacas ou pela divisão dos seus rizomas. Quando germinadas, as sementes devem ser semeadas em vasos ou canteiros, em solo arenoso e úmido, e cobertas com uma camada fina de terra.

Se forem propagadas por estacas, as folhas devem ser retiradas ainda maduras, com um pedaço de caule, e cultivadas em vasos ou canteiros. Já divisão de rizomas deve ser feita no final do inverno, separando as partes com uma faca ou uma pá, e replantando-as em locais diferentes.

Sair da versão mobile