Nativa do Brasil, a calathea é uma planta tropical que vem ganhando cada vez mais espaço nos jardins brasileiros. Essa planta é bastante conhecida por suas folhas grandes e coloridas, que podem ser verdes, roxas, rosadas ou brancas.
Sempre presentes nas florestas tropicais, as calatheas são plantas de fácil cultivo, e podem ser cultivadas em vasos ou no solo. Além de serem encantadoras, elas ainda ajudam a purificar o ar (assim como o pau d’água e zamioculca), promovem o bem-estar e duram muito anos.
Imagem: Nina Pintar
A calathea é versátil
Por ser versátil, a calathea pode ser cultivada de diversas maneiras no jardim, podendo ser usadas como plantas isoladas, para criar um ponto focal no jardim. Também podem ser usadas em grupos, para formar maciços ou bordaduras. Além disso, as calatheas podem ser usadas em vasos, para decorar varandas, pátios ou interiores.
Como cultivar a calathea?
Versátil e ornamental, a planta que pode ser cultivada de diversas maneiras no jardim. Com um pouco de cuidado, ela pode se tornar uma planta de longa duração e trazer beleza e elegância para o seu jardim.
Elas são plantas relativamente fáceis de cuidar, mas requerem alguns cuidados básicos para se desenvolverem bem.
1- Ambiente e exposição a luz
Elas preferem ser cultivadas em ambientes úmidos e com boa luminosidade, mas não toleram sol direto.
O ideal é colocá-las em um local que receba luz indireta do sol durante pelo menos algumas horas do dia.
2- Solo
O solo usado no cultivo deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado. Um substrato comercial para plantas ornamentais é uma boa opção.
3- Rega
Ela deve ser regada regularmente, mantendo o solo sempre úmido. Contudo, é importante não encharcar a planta, pois isso pode causar o apodrecimento das raízes.
4- Adubação
Elas podem ser fertilizadas mensalmente, durante a primavera e o verão. Se for adubar, prefira fazer o uso de um fertilizante líquido para plantas ornamentais, diluído conforme as instruções do fabricante.
Dicas adicionais
Ao cultivar a calathea, opte pelo uso de um pulverizador para regar suas folhas regularmente, para manter a umidade. Também lembre de deixar a planta em um local protegido de correntes de ar. Se as folhas das calatheas começarem a ficar amareladas, reduza a quantidade de água que você está dando à planta.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.