Você pode não acreditar, mas é possível fazer a aplicação de algum tipo de adubo caseiro para orquídeas florir e ter resultados excelentes no seu crescimento e desenvolvimento, utilizando apenas receitas feitas em casa mesmo.
Dessa forma, você não precisa sair procurando por fertilizantes caríssimos ou achar que é alguma fórmula mágica que faz com que muitas orquídeas cresçam de forma exuberante.
Imagem: Tom Swinnen
Indicação de adubo caseiro para orquídeas florir
Por se tratar de adubo orgânico, prefira utilizar esse tipo de adubo quando o cultivo de suas orquídeas for externo, mais ao ar livre. Afinal, como estamos lidando com matéria orgânica, ela irá acabar se decompondo, podendo surgir alguns odores desagradáveis e atrair insetos.
Portanto, caso faça o cultivo de orquídeas dentro de casa ou em apartamentos, prefira usar algum tipo de adubo inorgânico, os conhecidos NPK.
1- Cinzas, farinha de osso e torta de mamona
Provavelmente, essa seja umas das misturas mais conhecidas de adubo caseiro para orquídeas florir. Afinal, a farinha de osso é rica em nutrientes como o fósforo e cálcio. A torta de mamona por sua vez, é rica em nitrogênio. Enquanto as cinzas, são ótimas fontes de potássio.
Para fazer a receita desse ótimo adubo para orquídeas, você deve misturar por partes cada um dos ingredientes. Para isso, separe 3 partes de torta de mamona para cada parte de farinha de osso e cinzas. O recomendado é fazer o uso da mistura a cada 4 meses.
2- Calda de esterco
Para fazer esse tipo de adubo caseiro para orquídeas florir, misture aproximadamente 1 litro de esterco que já esteja curtido, em 20 litros de água e deixe descansar por 15 dias.
Após o período, o indicado é fazer uma diluição da mistura antes de aplicar nas orquídeas. Você pode usar 1 litro da mistura para cada 10 litros de água. Esse tipo de adubo é rico em nutrientes como o nitrogênio e aminoácidos.
3- Bokashi
Esse tipo de adubo caseiro para orquídeas florir, é um verdadeiro mistério e pode ser encontrado nas mais variadas fórmulas. Uma receita para fazer um adubo de fermentação controlada, é misturando 1 kg de farelo de arroz, 1 kg de farelo de soja, 1 kg de casca de arroz, 1 kg de casca de arroz carbonizada, 20 g de fosfato simples, 2 g de açúcar mascavo, 1 frasco de leite fermentado, 1 colher de chá de bokashi tradicional.
Após a mistura, ela deve ficar armazenada por até 30 dias para que consiga fermentar. A recomendação do uso, é de ser aplicada 1 vezes por a cada 2 meses. Carol, jardineira do canal MinhasPlantas, recomenda que para uma adubação mais completa, com macro e micronutrientes, prefira o Bokashi, como o Forth Bokashi (Forth Jardim), Bokashi líquido ou a versão em cápsulas,
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.