Planta balão: a beleza e a curiosidade de uma planta exótica

Planta balao

planta balao

A planta balão (Gomphocarpus physocarpus), é um arbusto de origem africana, pertencente à família Apocynaceae. É uma planta perene, de crescimento rápido, que pode atingir até 2 metros de altura. Por mais que seja uma planta tóxica, ela consegue chamar muito a atenção pela beleza e pelo formato curioso de seus frutos, que lembram pequenos balões.

Dependendo da região, a planta pode ser conhecida por outros nomes. O biólogo Massanori Takaki, explica que a planta também é conhecida popularmente como saco de bola e paina de seda.
Imagem: Enrique | Pexels

Características da planta balão

Além do formato do fruto da planta balão, ela ainda se caracteriza por suas folhas em forma de lança, de cor verde-limão pálido. Suas flores são pequenas, brancas e com um leve perfume de baunilha.

Frutos da planta balão

Os frutos da planta balão são um tanto quanto curiosos. Eles são inflados, como uma espécie de cápsula de sementes que irão se desenvolver após a floração.

Imagem: minka2507 | Pixabay

No início, eles são esverdeados, mas conforme vão amadurecendo, vão mudando de cor, até ficarem vermelhos.

Cultivo da planta balão

A planta balão pode ser cultivada facilmente em jardins, vasos ou canteiros. Ela prefere solos bem drenados e sol pleno, mas pode tolerar sombra parcial. É resistente à seca, mas precisa de regas regulares durante o verão.

Propagação

A planta balão pode ser propagada por sementes ou por estaquia.

1- Sementes

Para propagar através de suas sementes, semeie as sementes em um substrato leve e bem drenado. Mantenha o substrato úmido e espere as sementes germinarem, o que deve levar cerca de duas semanas.

2- Estaquia

Para propagação por estaquia, corte um galho de cerca de 10 cm de comprimento e remova as folhas da base. Plante o galho em um vaso com substrato leve e bem drenado. Mantenha o substrato úmido e espere o galho enraizar, o que deve levar cerca de duas semanas.

Sair da versão mobile