A moréia branca (Dietes bicolor) é uma planta herbácea, perene e rizomatosa, que se destaca pela sua beleza e rusticidade.
É uma planta ideal para compor bordaduras, treliças, canteiros de flores ou pergolados. Ela também pode ser usada como forração ou como planta isolada. Ela atrai borboletas e abelhas com suas flores delicadas e perfumadas.
Características
As folhas da moreia branca são longas, estreitas e verdes, formando uma touceira densa e elegante.
Suas flores são brancas com uma mancha amarela no centro, que aparecem em hastes eretas e ramificadas. A floração ocorre durante todo o ano, mas é mais intensa na primavera e no verão.
Origem da moreia branca
A espécie é originária da África do Sul, onde cresce em áreas úmidas e pantanosas. Ela se adapta bem a diferentes condições climáticas, podendo ser cultivada em regiões de clima tropical, subtropical e temperado.
Como cultivar?
1- Solo e luz
A moreia branca prefere ser cultivada em solos férteis, bem drenados e ricos em matéria orgânica, mas tolera solos pobres e secos.
Quanto a luz do sol, escolha um local onde a planta possa receber sol pleno durante o dia todo ou meia-sombra, onde receba pelo menos 4 horas de sol para que consiga florescer bem.
2- Rega
Regue a planta regularmente, mantendo o solo levemente úmido, mas sem encharcar. Por mais que a moreia branca seja resistente à seca, ela não tolera o excesso de água. Na maioria dos casos, apenas a água da chuva já é o suficiente.
3- Adubação e podas
Realize a adubação a cada três meses, durante a primavera e o verão, com um fertilizante granulado rico em fósforo, que estimula a floração. Já a poda, pode ser feita sempre que necessário, removendo as folhas e as flores secas ou danificadas.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.