A mini erica é uma planta ornamental que se destaca pela sua resistência e beleza de suas pequenas flores, que variam entre o rosa, o branco e o roxo, formando delicados buquês que contrastam com as folhas verdes.
Além disso, a essa planta de sol pleno é uma ótima opção para quem quer ter um jardim colorido e perfumado, mas não dispõe de muito tempo ou espaço para cuidar das plantas. Neste post, vamos mostrar suas principais características, sua versatilidade e um guia para seu cultivo.
Imagem: floracerri_ceaflor
Características da mini erica
A mini erica, é uma espécie de arbusto pertencente à família das Ericaceae, que pode atingir até 50 cm de altura originária. Originária da África do Sul, essa planta de sol pleno se destaca com seus ramos eretos e ramificados.

As suas folhas são pequenas, ovaladas e de cor verde-escura e desenvolve sua floração entre o outono e o inverno flores são tubulares, agrupadas em cachos terminais, que podem ser de várias cores, como rosa, branco, roxo e vermelho.
Como cultivar a mini erica?
Encantando com suas flores coloridas e perfumadas, a mini erica é bastante versátil e pode ser cultivada em vasos, jardins ou arranjos florais.
Escolha do vaso
A mini erica pode ser plantada em vasos de diferentes tamanhos, formas e materiais, desde que tenham furos na parte inferior para facilitar a drenagem da água. Os vasos de barro são os mais indicados, pois permitem que as raízes respirem melhor e evitam o acúmulo de umidade.

Quanto ao tamanho do vaso, ele deve ser proporcional ao tamanho da planta, sem ficar nem muito grande nem muito pequeno. O ideal, é que seja utilizado um vaso de 15 a 20 cm de diâmetro, sendo o suficiente para uma mini erica adulta.
Escolha do substrato
O substrato ideal para que a planta possa florescer com bastante vigor, deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Como recomendação, você pode preparar o seu próprio substrato , misturando partes iguais de terra vegetal, areia e húmus de minhoca.
Além disso, você também pode adicionar um pouco de turfa ao substrato recomendado, que é um material orgânico que ajuda a acidificar o solo e a reter a umidade.
Luminosidade
Por ser uma planta de sol, que gosta de receber a luz direta do sol, ela deve ser cultivada em locais bem iluminados e arejados. Em geral, ela precisa de pelo menos 4 horas de sol direto por dia, para que as suas flores se desenvolvam bem e tenham cores vivas.

No caso de cultivar as mini ericas em vaso, opte em coloca-los em um ambiente onde possa receber a luz plena do sol pela manhã ou à tarde, como na entrada da casa, na sacada, na janela ou na mesa de centro.
Rega
A rega da mini erica deve ser moderada, mantendo o substrato levemente úmido, mas sem encharcar suas raízes. Em geral, é recomendado regar a mini erica duas vezes por semana no verão, e uma vez por semana no inverno.
Para verificar a necessidade de rega, use a técnica do dedômetro, se o dedo sair seco do substrato, está na hora de regar. Aliás, a melhor hora para regar a mini erica é pela manhã ou no final da tarde, evitando o sol forte, que pode queimar as folhas e as flores.
Poda
As podas devem ser feitas após a floração, para estimular o crescimento de novos ramos e flores, cortando as pontas dos ramos que já floresceram, com uma tesoura ou uma faca bem afiada e limpa.

Além disso, a realização podas também irá ajudar a dar forma e harmonia à planta, eliminando os ramos que estejam tortos, secos, doentes ou danificados. Quanto ao formato, você pode faze-la de acordo com o seu gosto, criando um formato arredondado, ovalado ou irregular.
Adubação
A adubação da mini erica deve ser feita a cada dois meses, durante a primavera e o verão, que são as estações de maior crescimento e floração da planta.
Como recomendação, pode aplicado um adubo orgânico, como húmus de minhoca, torta de mamona ou farinha de osso, ou um adubo químico NPK 10-10-10, seguindo as instruções da embalagem.

A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.