Flor Borboleta: a beleza da natureza em forma de flor

Flor borboleta

flor borboleta

A flor borboleta, de nome científico Rotheca myricoides, é uma planta arbustiva originária da África. Ela é muito apreciada e conhecida por suas flores azuis, que são muito parecidas com o formato das borboletas.

Podendo atingir até 3 metros de altura, a flor borboleta é uma ótima opção para jardins e áreas externas que possuam pergolados de madeira ou caramanchões rústicos, sem necessitar de muitos cuidados para ser cultivada.
Imagem: Birgit S (@garten_birgit)

Características da flor borboleta

A paisagista Lúcia Borges, do canal @vidanojardim, cita que a espécie é arbustiva, se caracterizando pela presensa de caule semi-lenhoso e ramificado. Suas folhas são verdes e ovais, com bordas serrilhadas.

Imagem: Karen Fernandez (@lovegoodpics)

Ele desenvolve pequenas flores, com cinco pétalas de cor azul brilhante que ficam agrupadas em cachos na extremidade dos ramos, exalando um aroma doce e agradável. Inclusive, a flor borboleta pode ser comestível, sendo incluída em saladas e outros pratos.

Como cultivar a flor borboleta?

1- Exposição a luz

A flor borboleta é uma planta que se adapta muito bem em regiões tropicais e prefere ser cultivada em um ambiente de sol pleno ou a meia-sombra.

Imagem: @sues.eye.view

Em regiões mais quentes, a paisagista recomenda que ela pegue um pouco de sombra em algum período do dia. Já em regiões mais frias, ela pode ficar exposta a luz direta do sol o dia todo.

2- Rega e adubação

A planta prefere solos úmidos, mas bem drenados. Por isso, além de fazer o uso de um substrato bem drenado, mantenha ele sempre úmido com regas frequentes e regulares.

A adubação poderá ser feita de 2 a 3 vezes no ano, principalmente entre a primavera e verão, fazendo o uso de algum adubo rico em matéria orgânica.

3- Podas e propagação

A flor borboleta não requer podas frequentes, mas pode ser podada para manter o seu formato. Sua propagação pode ser feita por sementes ou por estacas. A propagação por sementes é mais lenta e requer paciência. Já a propagação por estacas é mais rápida e fácil.

Sair da versão mobile