A Cássia fistula (nome popular: árvore Chuva-de-Ouro ou Cássia imperial), é uma árvore que encanta com sua beleza e exuberância. Seu nome científico, Cassia fistula, reflete a forma de seus frutos, que lembram pequenos punhos.
Seja você uma jardineira experiente ou uma iniciante, este artigo irá guiá-la no cultivo desta maravilha da natureza.
Origem e Características
Originária da Índia e do sul da Ásia, a Cássia Imperial é uma árvore de médio porte, podendo atingir de 10 a 15 metros de altura. Suas folhas são caducas e suas flores, de cor amarelo-ouro, formam cachos pendentes que dão um espetáculo à parte.
Época de floração da cássia imperial
A época de floração da Cássia Imperial ocorre geralmente no verão, quando a árvore se enche de flores amarelas, dando origem ao seu nome popular de árvore chuva de ouro.
Além disso, suas flores também são seguidas por longas vagens que contêm sementes pretas envoltas em uma polpa doce e pegajosa.
Como plantar cassia imperial?
Iluminação, solo e rega
Ao plantar a Cássia Imperial, prefere cultiva-la em solos bem drenados, onde possam receber bastante luz do sol. Embora ela seja resistente à seca, se desenvolve melhor quando irrigada regularmente.
Adubação
A cássia imperial é uma árvore que demanda de pouca manutenção. Contudo, ela pode ser adubada anualmente, preferencialmente no início da primavera, para estimular ainda mais sua floração.
Propagação
A propagação da cassia fistula pode ser feita através de sementes ou mudas. Se a propagação for realizada através de suas sementes, elas devem ser deixadas de molho em água morna por 24 horas antes do plantio.
Se propagadas por mudas, elas devem ser plantadas em buracos que sejam duas vezes o tamanho do torrão.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.