Por desenvolver flores encantadoras e muito chamativas, a camélia (Camellia L.) é um arbusto muito procurado para ser cultivado em jardins. Pertencente a família das theaceaes, ela possui um ciclo perene, conseguindo manter suas folhas firmes o ano todo e ainda desenvolver suas flores entre os meses que se iniciam no inverno e na primavera.
Outro aspecto chamativo, está na diferenciação de cores que cada variedade possui, precisando apenas de alguns cuidados para que consiga crescer e desenvolver suas flores.
Imagem: Pexels
Variedades de camélias
O gênero agrupa aproximadamente entre 100 e 250 espécies originadas nas regiões tropicais e subtropicais da Ásia, China e Japão. E, por envolver uma grande variedade de espécies, separamos a seguir os principais tipos que podem desenvolver flores em diferentes cores.
Algumas variedades, como C. japonica, C. sasanqua, C. reticulata, e C. chrysantha, são cultivadas por desenvolverem belas e grandes flores, além de uma folhagem mais densa, escura e lustrosa. Também contam com um porte baixo e ainda podem ser intercruzadas para a obtenção de híbridos que reúnem suas melhores qualidades.
1- Sasanqua
Desenvolvendo flores com pétalas de coloração rosa, além de um centro de coloração amarela, a C. Sasanqua é uma variedade híbrida que além de ser encantadora, ainda exala um leve perfume.
Para quem possui uma área externa e quer fazer o cultivo de flor camélia, pode optar por essa variedade. Por mais que ela precise ser mais iluminada do que os outros tipos, sempre manterá seu jardim florido e muito encantador.
2. SILVER ANNIVERSARY
Como característica, essa variedade desenvolve lindas flores brancas, grandes e irregulares. Aliás, a silver anniversary é considerada como uma variedade semi-dupla da variedade japônica.
3- Japonica
Com uma manutenção mais fácil de ser realizada, essa variedade é considerada como uma das mais práticas de ser cultivada.
Sua floração ocorre sempre no início da primavera e desenvolve lindas flores que variam entre a cor rosa e branca.
4. X WILLIAMSII ‘JURY’S YELLOW’
Um pouco diferente das outras variedade, a Jury’s yellor desenvolve flores com pétalas de cor branca e uma massa que lembra um pequeno de cor amarela.
5. BLACK LACE
A variedade de camélia black lace, desenvolve lindas flores na primavera. Chama muito a atenção por exibir um leve brilho prateado em suas pétalas de cor vermelha e bordas de cor preta.
Como cultivar?
Assim como outros tipos de arbustos e plantas que preferem se desenvolver em áreas externas, a camélia necessita apenas de alguns cuidados simples e práticos para que possa crescer e desenvolver suas flores.
1- Solo recomendado
Para que consiga se desenvolver corretamente, o ideal é que a camélia seja cultivada em um solo ácido e rico em nutrientes.
Dessa forma, é necessário que seja feita sua adubação a cada três meses, para garantir que o arbusto cresça e consiga florescer.
2- Exposição a luz
Por mais que a maioria das variedades de camélia prefiram se desenvolver em ambientes mais iluminados, é importante cuidar para que ela não fique em um local onde receba a luz direta do sol por longos períodos.
3- Frequência das regas
De um modo geral, é importante que o solo onde a camélia esteja sendo cultivada esteja sempre úmido, mas não encharcado.
Por isso, em períodos mais quentes, a frequência das regas deve ser maior, cuidando para não encharcar. Já no inverno, a frequência deve diminuir.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.