A alamanda roxa (Allamanda blanchetti) é uma planta da família das Apocináceas, a mesma do jasmim-manga e da espirradeira. Ela é originária da América do Sul, especialmente do Brasil, onde ocorre na Mata Atlântica e no Cerrado.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a origem, as características, a floração e o cultivo dessa espécie tão especial.
Origem da Alamanda roxa
A Alamanda roxa é nativa do Brasil, encontrada especialmente em regiões tropicais e subtropicais.
Pertencente à família das Apocynaceae, essa planta encanta não apenas pela sua origem local, mas também pela sua adaptabilidade e resistência a diferentes condições climáticas.
Características
A alamanda roxa é uma trepadeira semi-lenhosa, que pode atingir até 5 metros de altura. Suas folhas são ovaladas, verde-escuras e brilhantes, com nervuras bem marcadas.
Suas flores são grandes, em forma de trombeta, de cor roxa ou lilás, com um centro amarelo. Elas são muito perfumadas e atraem abelhas e borboletas. A floração ocorre durante todo o ano, mas é mais intensa na primavera e no verão.
Toxicidade
Por mais bela e perfumada que ela possa ser, é uma planta tóxica, que contém substâncias irritantes para a pele e as mucosas. Por isso, é preciso ter cuidado ao manuseá-la e mantê-la longe de crianças e animais domésticos.
Floração
A alamanda roxa floresce durante todo o ano, mas é mais intensa na primavera e no verão. As flores duram cerca de uma semana, são produzidas em cachos terminais e são muito perfumadas.
Ela pode ser usada como ornamental em jardins, varandas, pergolados e cercas, ou como planta de vaso em interiores bem iluminados.
Como cultivar a alamanda roxa?
Substrato
O solo para o cultivo da Alamanda-roxa deve ser bem drenado e rico em nutrientes. Você pode optar por um substrato bem drenados e ricos em matéria orgânica.
Iluminação
Por mais que ela possa tolerar o sol pleno, ela também pode ser cultivada em locais de meia-sombra.
Para um florescimento exuberante, é recomendável oferecer à Alamanda roxa pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta. Caso esteja em ambientes internos, coloque-a próxima a uma janela bem iluminada.
Rega Moderada
Evite regas excessivas, permitindo que o solo seque superficialmente antes de regar novamente. A Alamanda roxa é resistente à seca, mas regas regulares durante os períodos mais quentes são necessárias para mantê-la saudável. Reduza a frequência de rega durante os meses mais frios.
Adubação Balanceada
Durante a primavera e o verão, aplique um fertilizante equilibrado para plantas tropicais, seguindo as instruções do fabricante. A adubação ajuda no crescimento e na floração saudável da Alamanda-roxa, proporcionando os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.
Podas
Para manter a planta saudável e bonita, é recomendável fazer podas de limpeza e de formação, removendo as partes secas, doentes ou malformadas.
A autora Mel Maria, é dona de floricultura, apaixonada por plantas e jardinagem, que dedica sua vida ao estudo e cultivo de uma variedade de espécies botânicas. Sua paixão pela natureza a levou a se tornar autora do site e uma jardinista experiente, cujo conhecimento é compartilhado com os leitores.