A principal característica das plantas carnívoras está no desenvolvimento armadilhas em suas folhas e caules, para que possam se alimentar e fazer a captura de nutrientes.
Para facilitar a captura de presas como insetos e pequenos animais, as espécies de planta carnívora produzem um tipo de substâncias que acaba as atraindo para a armadilha.
Essa armadilha possui como característica, um cheiro adocicado liberado pela planta, que atrai as presas e acaba se fechando quando elas pousam no local.
Elas possuem uma armadilha muito parecida com o formato de um jarro e ela atrai suas vítimas através de um líquido adocicado que faz com que suas vítimas caiam dentro da armadilha.
Elas possuem como características um mecanismo que produz uma substância pegajosas em suas folhas. Dessa forma, suas presas pousam na substância e ficam grudadas
Além de cuidar com a alimentação necessária para que elas possam se desenvolver, é preciso cuidar com a correta exposição da planta a luz natural para que ela possa fazer sua fotossíntese.